terça-feira, 10 de maio de 2011

PRATO DE FRUTAS

ATUALMENTE, EXISTE UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO MUNDIAL EM DESENVOLVER ESTRATÉGIAS E AÇÕES QUE VISEM A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS.
ENTRE ESTAS MEDIDAS ESTÃO AS MUDANÇAS DE HÁBITOS DE HIGIENE, O RESPEITO À NATUREZA E O INCENTIVO A UMA MELHOR ALIMENTAÇÃO.
E DE QUE MANEIRA TRAZER ESTA REALIDADE PARA OS NOSSOS PEQUENOS?
O TRABALHO DESENVOLVIDO NA HORA DO LANCHE!
É NESTE MOMENTO QUE MOSTRAMOS PARA ELES A IMPORTÂNCIA DE LAVAR BEM AS MÃOS E OS ALIMENTOS ANTES DO CONSUMO, DE JOGAR O LIXO DENTRO DA LIXEIRA E SEPARÁ-LO DE ACORDO COM AS NORMAS DA RECICLAGEM E, POR FIM ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO BASEADA NO CONSUMO DE FRUTAS.
FOI ASSIM QUE SURGIU A IDÉIA PARA O PRATO DE FRUTAS!
TODOS OS DIAS, SEPARAMOS AS FRUTAS TRAZIDAS PELAS CRIANÇAS E COLOCAMOS EM PRATO, APÓS LAVÁ-LAS E CORTÁ-LAS.

APÓS O LANCHE FAZEMOS UMA RODA E CONVERSAMOS SOBRE AS FRUTAS TRAZIDAS NO DIA, ABORDANDO AS CARACTERÍSTICAS, SABORES, VITAMINAS... AS FRUTAS SÃO OFERECIDAS PARA CADA CRIANÇA, QUE SÃO CONVIDADAS A EXPERIMENTAR PELO MENOS UMA.
PELAS FOTOS VOCÊS PODEM VER O QUANTO ELES TÊM APROVEITADO ESTE MOMENTO!
UM GRANDE BEIJO


DIVERSIDADE DE FRUTAS
 

RODA PARA O PRATO DE FRUTAS

PRATO NO FINAL DA RODA



domingo, 8 de maio de 2011

LIVROS
LIVROS COM TEXTO,
LIVROS SEM TEXTO,
GRANDES,
PEQUENOS,
EXTENSOS,
CURTINHOS...
DIFERENTES FORMATOS, DIFERENTES CORES...
AUTORES ENTÃO, NEM ME FALE... SÃO TANTOS!
COM DIFERENTES LINGUAGENS, COM DIFERENTES FORMAS DE ESCRITA.
POR FORA, UMA CAPA, UM DESENHO... SOBRE O QUE SERÁ?
POR DENTRO, VIDA, EMOÇÃO, MISTÉRIO, AVENTURA, ROMANCE...
MAS QUANDO DENTRO E FORA SE JUNTAM EM UM DELICIOSO ENCONTRO...
AH, SÓ NOS RESTA O ENCANTAMENTO!
E É ESSA CAPACIDADE DE SE ENCANTAR, DE SE MARAVILHAR COM OS LIVROS QUE DESEJAMOS DESPERTAR NOS NOSSOS PEQUENOS.
TODOS OS DIAS NA NOSSA ROTINA TEMOS UM ESPAÇO RESERVADO PARA LEITURA.
POEMAS, POESIAS, CONTOS CLÁSSICOS, CONTOS MODERNOS... QUANTO MAIS VARIARMOS OS GÊNEROS, MELHOR!
NA ESCOLA CONTAMOS COM A BIBLIOTECA, ESPAÇO CONSTRUÍDO E PENSADO COM  CARINHO PARA INCENTIVO À ESTA PRÁTICA.
A SALA DE MATERNAL 2 VISITA A BIBLIOTECA UMA VEZ DURANTE A SEMANA E É NESSE MOMENTO QUE APROVEITAMOS PARA TRABALHAR:
  • POSTURA DE ESTUDANTE
  • POSTURA DE PESQUISADOR
  • POSTURA NO LOCAL DE ESTUDOS
  • DIFERENTES AUTORES E ILUSTRADORES
  • LIVROS LITERÁRIOS
  • LEITURAS CRÍTICAS DE DIFERENTES TÍTULOS...
ENFIM, É O MOMENTO EM QUE O LIVRO É ESTUDADO COMO UM TODO, ABORDADO EM TODOS OS SEUS ASPECTOS, DE MANEIRA RICA E PRAZEROSA.
DELICIEM-SE COM MAIS ESTE MOMENTO DO MATERNAL 2.
BEIJOS,

 LEITURA DO LIVRO LITERÁRIO NA BIBLIOTECA

LIVRO LITERÁRIO: "ESTELA-ESTRELA DO MAR"



ROTINA: ORGANIZAÇÃO DO TEMPO

"DEPOIS DO PARQUE TEM O QUE THAMILA?"
"DEPOIS DO LANCHE É HISTÓRIA, DEPOIS É PARQUE E DEPOIS MASSINHA PRA IR EMBORA!"

ESTAS SÃO ALGUMAS FALAS QUE SURGEM AO LONGO DA NOSSA TARDE E QUE COM CERTEZA DEMONSTRAM A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA AS CRIANÇAS.

 MAS O QUE É A ROTINA?

A ROTINA ESCOLAR REPRESENTA A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DIDÁTICO, OU SEJA, QUAIS AS ATIVIDADES SERÃO REALIZADAS AO LONGO DO PERÍODO EM QUE OS ALUNOS ESTÃO NA ESCOLA. ELA DEVE ABRANGER MOMENTOS DE CUIDADO, DE BRINCADEIRA, DE EXPLORAÇÃO E APRENDIZAGENS ORIENTADAS.

E QUAL A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA AS CRIANÇAS?

ALÉM DA ORGANIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL, A ROTINA PROPORCIONA PARA AS CRIANÇAS SENTIMENTO DE SEGURANÇA E ESTABILIDADE, POR ESTA RAZÃO É PRIMORDIAL QUE PARTICIPEM DA SUA CONSTRUÇÃO.
NA SALA DE MATERNAL 2, POR EXEMPLO, A ROTINA É CONSTRUÍDA JUNTO COM OS ALUNOS NA PRIMEIRA RODA REALIZADA NO INÍCIO DA TARDE. CADA ATIVIDADE É REPRESENTADA POR  UM CARTÃO E UMA IMAGEM. NO PAINEL CADA ALUNO FIXA UM CARTÃO RESPEITANDO A SEQUENCIA DAS ATIVIDADES DO DIA E ASSIM PODERÃO SE ORGANIZAR E CONTEXTUALIZAR AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM QUE VIVENCIARÃO DURANTE A TARDE.

PARA QUE VOCÊS TAMBÉM POSSAM AJUDÁ-LOS NESSA ORGANZAÇÃO SEGUE ABAIXO A ROTINA SEMANAL DO MATERNAL 2!



UM GRANDE ABRAÇO,