domingo, 8 de maio de 2011

ROTINA: ORGANIZAÇÃO DO TEMPO

"DEPOIS DO PARQUE TEM O QUE THAMILA?"
"DEPOIS DO LANCHE É HISTÓRIA, DEPOIS É PARQUE E DEPOIS MASSINHA PRA IR EMBORA!"

ESTAS SÃO ALGUMAS FALAS QUE SURGEM AO LONGO DA NOSSA TARDE E QUE COM CERTEZA DEMONSTRAM A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA AS CRIANÇAS.

 MAS O QUE É A ROTINA?

A ROTINA ESCOLAR REPRESENTA A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DIDÁTICO, OU SEJA, QUAIS AS ATIVIDADES SERÃO REALIZADAS AO LONGO DO PERÍODO EM QUE OS ALUNOS ESTÃO NA ESCOLA. ELA DEVE ABRANGER MOMENTOS DE CUIDADO, DE BRINCADEIRA, DE EXPLORAÇÃO E APRENDIZAGENS ORIENTADAS.

E QUAL A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA AS CRIANÇAS?

ALÉM DA ORGANIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL, A ROTINA PROPORCIONA PARA AS CRIANÇAS SENTIMENTO DE SEGURANÇA E ESTABILIDADE, POR ESTA RAZÃO É PRIMORDIAL QUE PARTICIPEM DA SUA CONSTRUÇÃO.
NA SALA DE MATERNAL 2, POR EXEMPLO, A ROTINA É CONSTRUÍDA JUNTO COM OS ALUNOS NA PRIMEIRA RODA REALIZADA NO INÍCIO DA TARDE. CADA ATIVIDADE É REPRESENTADA POR  UM CARTÃO E UMA IMAGEM. NO PAINEL CADA ALUNO FIXA UM CARTÃO RESPEITANDO A SEQUENCIA DAS ATIVIDADES DO DIA E ASSIM PODERÃO SE ORGANIZAR E CONTEXTUALIZAR AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM QUE VIVENCIARÃO DURANTE A TARDE.

PARA QUE VOCÊS TAMBÉM POSSAM AJUDÁ-LOS NESSA ORGANZAÇÃO SEGUE ABAIXO A ROTINA SEMANAL DO MATERNAL 2!



UM GRANDE ABRAÇO,



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário